Muito se comenta sobre a dificuldade do empreendedorismo no Brasil, e essa dificuldade se torna ainda mais contundente quando falamos do comércio no geral. Se você é comerciante, com toda certeza já se deparou com uma situação onde tinha certeza de que estava certo, mas o cliente estava tão confiante do seu direito que você ficou na dúvida, e acabou cedendo?

Hoje traremos para você 5 situações corriqueiras do comércio em que o cliente definitivamente NÃO TEM RAZÃO.

Mas atenção, isso não é um manual, cada caso deve ser analisado individualmente.

1) Expor funcionários (vendedores e atendentes) na redes sociais.

Muitos clientes no calor do momento, expõe imagens dos funcionários, proferem ofensas e ameaças a pessoa que estava apenas fazendo apenas seu trabalho. Você, como líder ou empregador não pode permanecer inerte a essas situações e deve se posicionar, para que seu funcionário não fique desamparado, e que o cliente não se sinta dono da verdade.

2) Agredir verbalmente e até mesmo fisicamente funcionários.

Situação muito semelhante à anterior, a inércia nesse tipo de situação pode gerar problemas ainda maiores. Por isso é necessário mais uma vez se posicionar de forma que ainda que a intenção seja garantir um direito, o direito do outro não pode jamais ser violado. ⁣

3) Exigência para comprar produtos que possuem embalagem única de forma fracionada.

Qual comerciante de alimentos e farmácia nunca sofreu com essa “novela” ? A dica de ouro é: Não se vende produtos sem código de barras e informação de preço, ingredientes e validade.

Desse modo, se a embalagem unitária possui essas informações é necessário fracionar, se não, não.

4) Abordar outros clientes para falar mal do seu produto ou da sua loja. 

Nem precisamos dizer que isso é um abuso não é mesmo? Nossa orientação é, chame o cliente para um café, entenda seu problema, agende uma solução e o dispense. Se ainda assim ele se recusar a sair, exerça seus direitos.

5) Expor a imagem da sua empresa negativamente nas redes sociais, com informações inverídicas ou incompletas.

Esse tipo de situação gera Dano Moral para pessoa jurídica e não deve ser admitido por você, ao identificar esta exposição, tire fotos ou “prints” das publicações e compartilhamentos realizados, se for algo ofensivo, realize um boletim de ocorrência e notifique ao cliente.

Se as publicações não cessarem e/ou ocasionarem danos à imagem da sua empresa busque um advogado de sua confiança para as medidas cabíveis sejam tomadas.

Essas são algumas situações corriqueiras para comerciantes e empreendedores, portanto, lembre-se CONHECIMENTO É PODER, saiba se defender e como agir nesse tipo de situação.